"Mais e Melhores Anos" leva seniores famalicenses a Itália
Os seniores envolvidos no programa municipal “Mais e Melhores Anos” foram a Itália experienciar outras dinâmicas desportivas dirigidas à população sénior. Seis cidadãos famalicenses, acompanhados por técnicos municipais ligados ao desporto, passaram por oito municípios das províncias italianas de Milão e Varese, entre 7 e 13 de setembro, onde conheceram novas realidades e programas de envelhecimento ativo desenvolvidos além-fronteiras.
“O programa Mais e Melhores Anos está à frente do seu tempo" comenta Maria Gonçalves, de 74 anos, uma das participantes deste intercâmbio. A famalicense descreve esta iniciativa como a "oportunidade de uma vida", deixando um agradecimento à Câmara Municipal. “É uma experiência para repetir (…) espero que mais seniores tenham a possibilidade de participar", comenta.
Juntamente com os seniores italianos, os famalicenses participaram em diversas atividades desportivas e de promoção do envelhecimento ativo, que permitiram identificar diferenças e aspetos comuns entre os programas desportivos italianos e o famalicense. “O que nos une e o que nos separa", como refere José Moreira, de 72 anos, que descreve este intercâmbio como algo “difícil de igualar”.
Recorde-se que o programa municipal “Mais e Melhores Anos”, desenvolvido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do pelouro do Desporto, proporciona a prática de exercício físico e atividades desportivas, de forma regular, a seniores e a pessoas com deficiência, estando dividido em três eixos de atuação: desporto sénior, desporto adaptado e desporto reabilitação.
Este intercâmbio, inserido no projeto europeu “Mais e Melhores Anos Europa” (“More and Better Years”), financiado pelo programa “Erasmus +” da Comissão Europeia, serviu para apresentar e partilhar a metodologia e experiências do projeto “Mais e Melhores Anos”, numa troca de boas práticas e partilha de modelos de trabalho cooperativo entre o município famalicense e as autarquias italianas, no sentido de gerar novas competências técnicas e pedagógicas para melhoramento do trabalho desenvolvido junto da comunidade sénior e de pessoas com deficiência.
No passado mês de julho, a autarquia famalicense, em parceria com a associação italiana "Stare Bene Insieme" ("Ficar Bem, Juntos"), realizou o primeiro encontro internacional no âmbito projeto europeu “More and Better Years”, na região da Lombardia, em Itália, com o objetivo promover a partilha de boas práticas, tendo como modelo o projeto “Mais e Melhores Anos”. No seguimento deste intercâmbio, nos próximos dias 22 a 26 de setembro, estará em Famalicão uma comitiva italiana, composta por representantes da referida associação, onde se integram perto de uma dezena de italianos oriundos de diferentes municípios, que virão ao concelho famalicense conhecer de perto a realidade local.