Famalicão Desportivo

Famalicão Trilhos

Apresentação

O Famalicão Trilhos tem como objetivo a promoção do pedestrianismo e o fomento da interação dos famalicenses e dos visitantes com a diversidade do património natural e cultural do território.

Rede de Percursos Pedestres

A Rede Municipal de Trilhos da Natureza de Vila Nova de Famalicão está a tornar-se numa realidade. Depois da limpeza e arranjo dos trilhos, está já a ser realizada a sinalização dos circuitos, o que vai permitir a exploração de quatro percursos com um total de 62,3 quilómetros, rodeados pelo verde da paisagem, pela frescura das zonas ribeirinhas, pelo sussurrar dos animais e pelo encanto do património das aldeias e freguesias de Famalicão.

4

Percursos

PERCURSOS
HOMOLOGADOS

PR1 VNF
PORTAS DA VILA

PR2 VNF
VALE DO ESTE

PR3 VNF
CAMINHOS DO AVE

PR4 VNF
CAMINHANDO NO MÉDIO ESTE

PR1 VNF

PORTAS DA VILA

Este percurso é destinado ao público em geral e assenta na valorização turística da componente histórica e paisagística da região, dando relevo ao património religioso, cultural e natural que o trajeto une.
Com início junto ao Parque da Devesa, espaço privilegiado para a educação ambiental junto ao Rio Pelhe, este percurso de tipologia circular desenvolve-se ao longo de 17,5 km, na sua maioria em área urbana, contudo, com um nível de dificuldade elevado.
Seguindo o sentido recomendado (sentido horário), o caminho leva a percorrer várias localidades periféricas, destacando-se a passagem pela Igreja Românica de Antas e as subidas ao Penedo da Moura, ao Monte do Facho e ao de Santa Catarina, local panorâmico por excelência. Inicia-se, então, um trajeto tendencialmente de descida, atravessando Brufe e Serrões, ao encontro da ecopista que acompanha o visitante até às portas de Vila Nova.
A fase final do percurso decorre dentro do núcleo urbano de Famalicão e contempla passagens pelas Igrejas Matrizes (antiga e nova), pelo Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, pela Casa da Cultura e pelos Paços do Concelho, antes do regresso ao ponto de partida no Parque da Devesa.

Download PDF

Ficha Técnica

PONTO DE PARTIDA
E CHEGADA

Parque da Devesa

GRAU DE
DIFICULDADE (1-5)

4

ÉPOCA
ACONSELHADA

Todo o Ano

DISTÂNCIA

17,5 km

DURAÇÃO

05h00

ALTITUDE

265m (máx.) e
74m (min.)

DESNÍVEL
ACUMULADO

+525m | -524m

PR2 VNF

VALE DO ESTE

Este percurso, enquadrado entre as localidades de Nine e Arnoso, assenta na componente histórica, religiosa, arqueológica e natural da região, procurando valorizar turisticamente o património existente. Destinado ao público em geral, o percurso de 14 km de extensão, pode ser iniciado junto à estação Ferroviária de Nine, ou no Parque de Lazer adjacente ao Mosteiro de Arnoso.

O percurso, desenvolve-se essencialmente em áreas rurais agrícolas e florestais. O traçado acompanha o retalhado de campos de cultivo entre os vales dos rios Este e Guisande, visitando a Ponte de Coura, a igreja românica do antigo mosteiro de Arnoso, o Buraco do Olheiro e o conjunto da eira e espigueiro de Lordelo, paisagens e elementos representativos de uma cultura muito própria, com raízes na terra e forte religiosidade.

Após a passagem do Cruzeiro da Quinta, que marca o início da subida, e da capela do Sr. dos Passos, chega-se ao alto do Monte das Ermidas onde é possível desfrutar da vista e conhecer o povoado da Idade do Ferro do Castro do Monte das Ermidas, antes do regresso ao ponto de partida.

Download PDF

Ficha Técnica

PONTO DE PARTIDA
E CHEGADA

Estação de caminhos-de-ferro de Nine

GRAU DE
DIFICULDADE (1-5)

3

ÉPOCA
ACONSELHADA

Todo o Ano

DISTÂNCIA

14,9 Km

DURAÇÃO

04h00

ALTITUDE

220 m (máx.) e
77 m (min.)

DESNÍVEL
ACUMULADO

+387 m | -387 m

PR3 VNF

CAMINHOS DO AVE

Este percurso de tipologia circular, com uma extensão de 15,8 km, destina-se ao público em geral e assenta na componente histórica e paisagística da região, procurando valorizar o património religioso e natural. Com início na Igreja de Riba de Ave, e de acordo com o sentido recomendado (sentido horário), o percurso sai da vila atravessando o rio Ave pela ponte junto ao mercado para ir de encontro a vários pontos de interesse: Capela de S. José, Igreja de S. Mateus de Oliveira, e Mosteiro de Oliveira Santa Maria, onde se dá início à subida para a Capela e Monte de Santa Tecla, proporcionando excelentes panorâmicas sobre o território de Riba de Ave.

O regresso à vila é feito por Pedome, e ao chegar ao Parque de Lazer de Calça Ferros, o percurso acompanha o rio até a zona do açude e azenhas do Ave, área de elevado interesse paisagístico e cultural, subindo-se depois de volta ao ponto de partida.

Pode iniciar os percursos em 3 locais distintos: Riba de Ave, Mosteiro de Oliveira de Santa Maria ou Parque de Lazer de Calça Ferros.

Este percurso poderá ficar inacessível na zona do Açude e Azenha em períodos de chuva forte e caudal intenso.

Download PDF

Ficha Técnica

PONTO DE PARTIDA
E CHEGADA

Igreja de Riba de Ave

GRAU DE
DIFICULDADE (1-5)

4

ÉPOCA
ACONSELHADA

Todo o Ano

DISTÂNCIA

15,4 Km

DURAÇÃO

05h00

ALTITUDE

325 m (máx.) e
79 m (min.)

DESNÍVEL
ACUMULADO

+525m | -524m

PR4 VNF

CAMINHANDO NO MÉDIO ESTE

Destinado ao público em geral, este percurso circular desenvolve-se ao longo de 15 km entre as povoações de Gondifelos e Gemunde, sendo recomendada a sua realização no sentido horário. Com início junto à igreja de Gondifelos, tem como objetivo não só a valorização turística do património religioso e arqueológico local, como também da ecopista construída sobre o antigo Ramal da Póvoa, que o visitante acompanha durante cerca de um terço do percurso.

Após visitar Gemunde, o traçado decorre maioritariamente em área florestal até ao Castro de Penices, povoado proto-histórico assente num meandro do rio Este, rio sobre o qual se ergue nas proximidades a ponte românica da Gravateira. Segue depois num troço de elevada beleza paisagística junto ao rio e regressa a Gondifelos na linha da ecopista, atravessando os campos de cultivo que marcam a paisagem e constituem um dos motores da economia da local.

Download PDF

Ficha Técnica

PONTO DE PARTIDA
E CHEGADA

Igreja de Gondifelos

GRAU DE
DIFICULDADE (1-5)

4

ÉPOCA
ACONSELHADA

Todo o Ano

DISTÂNCIA

17,5 km

DURAÇÃO

04h30

ALTITUDE

205 m (máx.) e
46 m (min.)

DESNÍVEL
ACUMULADO

+485 m | -485 m

PR1 VNF Portas da Vila

PR2 VNF Vale do Este

PR3 VNF Caminhos do Ave

PR4 VNF Caminhando no Médio Este

Inscrições

As inscrições encontram-se encerradas.