
Percursos
PR1 VNF
PORTAS DA VILA
PR2 VNF
VALE DO ESTE
PR3 VNF
CAMINHOS DO AVE
PR4 VNF
CAMINHANDO NO MÉDIO ESTE
Este percurso é destinado ao público em geral e assenta na valorização turística da componente histórica e paisagística da região, dando relevo ao património religioso, cultural e natural que o trajeto une.
Com início junto ao Parque da Devesa, espaço privilegiado para a educação ambiental junto ao Rio Pelhe, este percurso de tipologia circular desenvolve-se ao longo de 17,5 km, na sua maioria em área urbana, contudo, com um nível de dificuldade elevado.
Seguindo o sentido recomendado (sentido horário), o caminho leva a percorrer várias localidades periféricas, destacando-se a passagem pela Igreja Românica de Antas e as subidas ao Penedo da Moura, ao Monte do Facho e ao de Santa Catarina, local panorâmico por excelência. Inicia-se, então, um trajeto tendencialmente de descida, atravessando Brufe e Serrões, ao encontro da ecopista que acompanha o visitante até às portas de Vila Nova.
A fase final do percurso decorre dentro do núcleo urbano de Famalicão e contempla passagens pelas Igrejas Matrizes (antiga e nova), pelo Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, pela Casa da Cultura e pelos Paços do Concelho, antes do regresso ao ponto de partida no Parque da Devesa.
Parque da Devesa
4
Todo o Ano
17,5 km
05h00
265m (máx.) e
74m (min.)
+525m | -524m
Este percurso, enquadrado entre as localidades de Nine e Arnoso, assenta na componente histórica, religiosa, arqueológica e natural da região, procurando valorizar turisticamente o património existente. Destinado ao público em geral, o percurso de 14 km de extensão, pode ser iniciado junto à estação Ferroviária de Nine, ou no Parque de Lazer adjacente ao Mosteiro de Arnoso.
O percurso, desenvolve-se essencialmente em áreas rurais agrícolas e florestais. O traçado acompanha o retalhado de campos de cultivo entre os vales dos rios Este e Guisande, visitando a Ponte de Coura, a igreja românica do antigo mosteiro de Arnoso, o Buraco do Olheiro e o conjunto da eira e espigueiro de Lordelo, paisagens e elementos representativos de uma cultura muito própria, com raízes na terra e forte religiosidade.
Após a passagem do Cruzeiro da Quinta, que marca o início da subida, e da capela do Sr. dos Passos, chega-se ao alto do Monte das Ermidas onde é possível desfrutar da vista e conhecer o povoado da Idade do Ferro do Castro do Monte das Ermidas, antes do regresso ao ponto de partida.
Estação de caminhos-de-ferro de Nine
3
Todo o Ano
14,9 Km
04h00
220 m (máx.) e
77 m (min.)
+387 m | -387 m
Este percurso de tipologia circular, com uma extensão de 15,8 km, destina-se ao público em geral e assenta na componente histórica e paisagística da região, procurando valorizar o património religioso e natural. Com início na Igreja de Riba de Ave, e de acordo com o sentido recomendado (sentido horário), o percurso sai da vila atravessando o rio Ave pela ponte junto ao mercado para ir de encontro a vários pontos de interesse: Capela de S. José, Igreja de S. Mateus de Oliveira, e Mosteiro de Oliveira Santa Maria, onde se dá início à subida para a Capela e Monte de Santa Tecla, proporcionando excelentes panorâmicas sobre o território de Riba de Ave.
O regresso à vila é feito por Pedome, e ao chegar ao Parque de Lazer de Calça Ferros, o percurso acompanha o rio até a zona do açude e azenhas do Ave, área de elevado interesse paisagístico e cultural, subindo-se depois de volta ao ponto de partida.
Pode iniciar os percursos em 3 locais distintos: Riba de Ave, Mosteiro de Oliveira de Santa Maria ou Parque de Lazer de Calça Ferros.
Este percurso poderá ficar inacessível na zona do Açude e Azenha em períodos de chuva forte e caudal intenso.
Igreja de Riba de Ave
4
Todo o Ano
15,4 Km
05h00
325 m (máx.) e
79 m (min.)
+525m | -524m
Destinado ao público em geral, este percurso circular desenvolve-se ao longo de 15 km entre as povoações de Gondifelos e Gemunde, sendo recomendada a sua realização no sentido horário. Com início junto à igreja de Gondifelos, tem como objetivo não só a valorização turística do património religioso e arqueológico local, como também da ecopista construída sobre o antigo Ramal da Póvoa, que o visitante acompanha durante cerca de um terço do percurso.
Após visitar Gemunde, o traçado decorre maioritariamente em área florestal até ao Castro de Penices, povoado proto-histórico assente num meandro do rio Este, rio sobre o qual se ergue nas proximidades a ponte românica da Gravateira. Segue depois num troço de elevada beleza paisagística junto ao rio e regressa a Gondifelos na linha da ecopista, atravessando os campos de cultivo que marcam a paisagem e constituem um dos motores da economia da local.
Igreja de Gondifelos
4
Todo o Ano
17,5 km
04h30
205 m (máx.) e
46 m (min.)
+485 m | -485 m
PR1 VNF Portas da Vila
PR2 VNF Vale do Este
PR3 VNF Caminhos do Ave
PR4 VNF Caminhando no Médio Este