A organização do Campeonato Concelhio de Columbofilia é da competência da Sociedade Columbófila de Famalicão, que dentro da sua área de jurisdição coordenará todos os aspetos relacionados com as provas adiante designadas, em colaboração com todas as coletividades (clubes) pertencentes ao concelho de Vila Nova de Famalicão, sendo estas as seguintes:
• Sociedade Columbófila de Famalicão
• Grupo Columbófilo de Ribeirão
• Grupo Columbófilo Ninense
• Sociedade Columbófila Famalicense
• Sociedade Columbófila de Joane
• Sociedade columbófila de Delães
• Sociedade Columbófila de Vale de S. Cosme
As provas são abertas a todos os columbófilos inscritos na campanha Desportiva do ano corrente e nas respetivas coletividades (clubes) do concelho de Vila Nova de Famalicão, não havendo necessidade de inscrição para participar. Os pombos que contam para o Campeonato, são os mesmos que competem nas respetivas provas para o Campeonato Geral.
O campeonato será disputado no conjunto das 4 provas, sendo que é dividido em duas disciplinas, meio fundo e velocidade.
A nível de regulamentação e ajuizamento o mesmo é efetuado pela Associação Columbófila de Braga, tendo os pombos chip sendo o resultado automático registado na referida associação.