Famalicão e Braga já preparam os Jogos do Eixo Atlântico
A bandeira dos Jogos do Eixo Atlântico foi ontem entregue aos municípios de Famalicão e Braga, autarquias que vão organizar a 15.ª edição da iniciativa, que decorre de 30 de junho a 5 de julho.
Foi pelas mãos do vereador do Desporto da autarquia da Maia, Hernâni Ribeiro, que organizou a última edição, em 2022, e do secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, receberam a bandeira dos Jogos do Eixo Atlântico, numa passagem de testemunho que teve lugar nos Paços do Concelho de Famalicão, na presença de dezenas de parceiros do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.
“É mais uma oportunidade para potenciar o estreitamento de laços entre os jovens dos diferentes concelhos do Eixo Atlântico e uma demonstração prática da nossa capacidade instalada. Acredito que colocará Famalicão no radar dos grandes eventos desportivos”, mencionou o edil famalicense.
Mário Passos deixou um agradecimento pelo voto de confiança demonstrado pelo Eixo Atlântico para a organização desta edição dos Jogos, que espera “que motive outros jovens a praticar desporto, algo tão importante para o bem-estar e qualidade de vida”.
Já Xoán Mao mencionou que “Famalicão é uma cidade viva, marcadamente empresarial (…) mas que também tem políticas sociais, culturais e desportivas para que as suas gentes tenham qualidade de vida”.
O secretário-geral do Eixo Atlântico referiu ainda que Famalicão e Braga são “dois territórios que têm muito em comum”, acreditando que a parceria entre os dois municípios será bem sucedida.
“Com a capacidade que Famalicão tem em organizar grandes eventos é uma parceria que terá todo o êxito”, referiu Sameiro Araújo. “Estão reunidas as condições para que estes XV Jogos do Eixo Atlântico batam recordes de participação e esperamos uma grande jornada”, comentou.
Os Jogos do Eixo Atlântico é um evento desportivo transfronteiriço que acontece de dois em dois anos, dirigido a jovens atletas dos concelhos do Norte de Portugal e da Galiza que integram o Eixo Atlântico. A 15º edição tem uma organização conjunta, promovida pelas autarquias de Vila Nova de Famalicão e Braga, e acontece de 30 de junho a 5 de julho, em ambos os territórios. O evento engloba seis modalidades desportivas, inclusive modalidades individuais de desporto adaptado, e são esperados milhares de jovens atletas e técnicos. Atualmente, estão já inscritos nesta edição 2300 atletas.