Martim Marques surgiu em Portimão motivado pelo título da Rotax Cup, garantido em fevereiro, e pelo recente duplo pódio no Campeonato Madrileno de Karting (CMK), na sua estreia no circuito espanhol de Recas. No arranque do Campeonato de Portugal Rotax, este fim de semana, em Portimão, o jovem piloto de 13 anos voltou a mostrar que é um dos fortes candidatos ao título da categoria Júnior da Rotax, onde já se sagrou campeão nacional nas categorias Micro Max e Mini Max.
No sábado, Martim Marques começou logo por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, assegurando a pole-position e um ponto-extra para o seu fim de semana. Na Final 1, contudo, a mudança repentina das condições atmosféricas fez com que Martim Marques não tivesse o seu kart em plenas condições, conseguindo, ainda assim, o 3.º lugar. No domingo, Martim Marques esteve ainda mais forte e dominou a Final 2, batendo depois também a concorrência na Final 3. Contudo, duas penalizações atiraram-no para o 5.º lugar da derradeira corrida e impediram-no de chegar à vitória na prova, subindo ao pódio de Portimão no 2.º lugar. “Podíamos perfeitamente ter começado o campeonato a ganhar, até porque estivemos sempre muito fortes, com exceção da Final 1, onde não tínhamos a cremalheira ideal no kart. Ainda assim, nunca baixámos os braços e ganhámos as duas últimas corridas em pista, embora a penalização na Final 3 tenha condicionado o nosso resultado. O pódio, a pole-position e a volta mais rápida dão-nos pontos importantes no campeonato, que só agora está a começar. O nosso objetivo é ganhar já a próxima prova, em Leiria”, afirmou Martim Marques, que, no Algarve, regressou à pista onde se sagrou campeão do Mundo Micro Max, em 2022.
A segunda jornada do Campeonato de Portugal Rotax será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, nos dias 10 e 11 de maio.
Fonte: Amândio Oliveira | mediap8